Esta página é destinada a organização de textos utilizados na disciplina eletiva "Informática na Educação" 2014/1 na Faculdade de Formação de Professores FFP (Uerj)
Textos: 25/03/2014

É abordado neste artigo, o papel que os processos
de comunicação vêm exercendo desde o final do século XIX e, diante disso, busca
entender como é possível educar os cidadãos para uma sociedade que tem forte
influencia das mídias e tecnologias.
Relata-se
ainda, os enfretamentos que muitas vezes acontece para que as tecnologias sejam
inseridas no contexto escolar.
Traz
também a questão de que, não basta haver integração entre mídias e escola, se
não forem criadas competências para sua socialização, ou seja, é necessário que
haja uma capacitação para a sua utilização.

Jésus Martín Barbero
Este texto relata que as
mídias não são vistas como forma de cultura na Colômbia, mas como apenas formas
de lazer e entretenimento.
Também relata que existem
dificuldades para a inserção das mídias no contexto educacional e afirma que
enquanto não haver mudanças no sistema educacional essa interação não será
possível.
Evidencia-se ainda, o papel
político que os meios midiáticos, a própria comunicação em si, exercem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário